Erro Interno 0 / 12157 / 12031 - ClippPro


Como resolver?

Como o Erro Interno 0 / 12157 / 12031 pode ser causado por diversos fatores principais do computador, conexão com a receita ou certificado, sugerimos que antes de qualquer procedimento, certifique-se que seu computador tem as configurações primárias listadas abaixo, neste artigo iremos explicar todo procedimento para resolver a situação do Erro Interno 0 / 12157 / 12031.

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Erro interno - Certificado A3

Emissão de NFe/MDFe

ATENÇÃO! Antes de realizar qualquer procedimento, atualize seu sistema clicando aqui

Procedimento 1

Para a validação do erro, primeiro é necessário verificar se o servidor da receita está operando normalmente;

Para verificar, acesse o Portal da NFe > Disponibilidade ou clique aqui.

Caso o servidor estiver disponível, o proximo passo é feito no Monitor Tecnospeed, clicando aqui.

Localize o estado e qual documento está emitindo;

Se estiver de acordo com a imagem acima, o servidor está operando normalmente e precisam ser feitas as verificações dos processos abaixo.

 

Procedimento 2

Acesse o menu Iniciar do Windows > Painel de Controle / Opções da Internet: 

Se não aparecer a Opções da Internet, clique primeiro na categoria Rede e Internet.

Clique na aba "Avançadas": Nessa aba deverá desmarcar as seguintes opções:

Nessa aba deverá desmarcar as seguintes opções:

✓Usar SSL 2.0
✓Usar TLS 1.1
✓Verificar Revogação de certificado do Servidor
✓Verificar se há assinaturas em programas baixados
✓Verificar se há certificados revogados do Editor

E em seguida marcar apenas a opção: 

✓Usar SSL 3.0
✓Usar TLS 1.2

Após clique em Aplicar e OK

 

Persistindo a situação, altere o IP dinâmico para IP fixo (IP externo) com auxílio do seu técnico em informática!

Abra o sistema e emita a nota novamente, caso a situação ainda ocorra, ajuste as opções da internet conforme procedimento abaixo:

Acesse o menu Iniciar do Windows > Painel de Controle / Opções da Internet: 

Se não aparecer a Opções da Internet, clique primeiro na categoria Rede e Internet.

Clique na aba "Avançadas" e em seguida marque as opções: Usar SSL 3.0 e Usar TLS 1.2:

Clique no Aplicar, no OK e reinicie o computador. Em seguida, realize novos testes.

Caso persista a situação:

Acesse o Internet Explorer; 

Clique em Ferramentas - Opções da Internet; 

Clique em Avançadas - Restaurar configurações avançadas.

Após isso poderá efetuar a emissão da nota, caso persista configure conforme Procedimento 2:

Procedimento 3

Acesse o navegador Internet Explorer, Ferramentas / Opções da Internet. Após, clique na aba "Conteúdo - Certificados" -  e na aba "Pessoal"

- Verifique e remova os certificados que estiverem com a data de validade vencida.

 

Caso o certificado for modelo A3, efetue o procedimento abaixo:

  1. Desconecte o certificado da porta USB e conecte em outra porta;
  2. Reinicie o computador e faça um teste.

Caso após executar todos os procedimentos acima, a situação persistir, clique aqui

Lembrando que os processos são repassados pela Autoridade Certificadora. Entre em contato com o Técnico do Certificado Digital. 

Selecione o certificado digital (A1 ou A3) conforme procedimento abaixo:

1. Abra o Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica, acesse o menu Opções / Configurar.

2. Existe um campo número de série dentro dessa etapa, clique sobre o botão Buscar Certificado.

3. Serão apresentados os certificados disponíveis (deve existir apenas um, confira a validade);

4. Clique uma vez sobre o certificado, clique em OK e em seguida Gravar, Poderá então emitir o documento fiscal, caso persista efetue o Procedimento 3.

Procedimento 4

Caso a situação persista feche todo o sistema e baixe o arquivo dlls clicando aqui (este procedimento serve para o Servidor e para o Terminal): 

Localize o arquivo baixado dlls.exe e execute o arquivo como administrador:

Clique em Instalar e aguarde;

Feito isso, emita o documento fiscal.

 

Persistindo a situação após a atualização, terá que configurar o Windows seguindo os próximos passos!

Configurando o Windows 7
 

 

Importante: Os procedimentos são repassados pela Microsoft para a ativação do TLS 1.2 e todos os procedimentos não tem nenhuma relação com o sistema Clipp Store. Por isso, sugerimos o acompanhamento de um técnico em informática para os procedimentos. Qualquer dúvida sobre o protocolo TLS 1.2 poderá verificar no link abaixo:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/3140245/update-to-enable-tls-1-1-and-tls-1-2-as-a-default-secure-protocols-in#easy

  1. Executar o Windows Update

Este passo é importante porque TODAS as atualizações do Windows devem ser realizadas, após o procedimento de atualização sempre deverá reiniciar o computador e consultar novamente para verificar se existe outra atualização disponível para instalar antes de prosseguir para o próximo passo; Lembrando que a cada nova instalação de atualização é necessário reiniciar o computador.

Para isso, acesse o Iniciar > Painel de Controle > Windows Update > Procurar atualizações;

https://support.microsoft.com/pt-br/help/12373/windows-update-faq

Lembrando após a instalação de acada atualização é necessário reiniciar o computador e procurar novamente as atualizações para não ficar nenhuma pendente.

 

  1. Atualizar o Internet Explorer

Atualizar para a versão 11: 

Reinicie o computador após atualizar.

 

  1. NET Framework - deve possuir versão igual ou superior a 4.6

Para verificar a versão do NET.Framework:

  • Menu Iniciar / Executar / Regedit.exe;

  • Ao lado esquerdo acesse as seguintes pastas: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\NET Framework Setup\NDP\v4\1046;

  • Na lateral direta, verifique a informação VERSION - deve consta como 4.6 ou superior.

Qualquer dúvida: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/migration-guide/how-to-determine-which-versions-are-installed

Caso não esteja em uma versão 4.6 ou superior, deverá verificar a atualização da NET.Framework.

Após atualizar, reinicie o computador.

 

  1. Instalar atualizações do Windows 7

32 Bits

Reinicie o computador após instalar.

Reinicie o computador após instalar.

64 Bits

Reinicie o computador após instalar.

Reinicie o computador após instalar.

 

  1. Ajuste das Opções da Internet

Nas Opções da Internet dentro do navegador internet explorer, na guia Avançadas clique em Restaurar Configurações Avançadas:

  • Desmarcar TODAS as opções abaixo da "Usar SSL 2.0";

  • Marcar as opções: "Não salvar páginas criptografadas em disco" e a opção "Usar TLS 1.2";

Clique no Aplicar, no OK e reinicie o computador;

 

 

Importante: Os procedimentos são repassados pela Microsoft para a ativação do TLS 1.2 e todos os procedimentos não tem nenhuma relação com o sistema Clipp Store. Por isso, sugerimos o acompanhamento de um técnico em informática para os procedimentos. Qualquer dúvida sobre o protocolo TLS 1.2 poderá verificar no link abaixo:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/3140245/update-to-enable-tls-1-1-and-tls-1-2-as-a-default-secure-protocols-in#easy

Procedimentos

 

  1. Executar o Windows Update

Este passo é importante porque TODAS as atualizações do Windows devem ser realizadas, após o procedimento de atualização sempre deverá reiniciar o computador e consultar novamente para verificar se existe outra atualização disponível para instalar antes de prosseguir para o próximo passo; Lembrando que a cada nova instalação de atualização é necessário reiniciar o computador.

Para isso, acesse o Menu Iniciar do Windows > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações

https://support.microsoft.com/pt-br/help/12373/windows-update-faq

Lembrando após a instalação de acada atualização é necessário reiniciar o computador e procurar novamente as atualizações para não ficar nenhuma pendente.

 

  1. NET Framework - deve possuir versão igual ou superior a 4.6

Para verificar a versão do NET.Framework:

  • Menu Iniciar / Executar / Regedit.exe;
  • Ao lado esquerdo acesse as seguintes pastas: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\NET Framework Setup\NDP\v4\1046;
  • Na lateral direta, verifique a informação VERSION - deve constar como 4.6 ou superior.

Qualquer dúvida: https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/framework/migration-guide/how-to-determine-which-versions-are-installed

Caso não esteja em uma versão 4.6 ou superior, deverá verificar a atualização da NET.Framework: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=56116

Após atualizar, reinicie o computador.

 

  1. Executar o arquivo Fix_TLS1_2_Windows10.reg

Clique aqui para baixar o arquivo.

Após instalar, reiniciar o computador.

 

  1. Ajuste das Opções da Internet

Nas Opções da Internet dentro do navegador internet explorer, na guia Avançadas clique em Restaurar Configurações Avançadas.

Clique no Aplicar, no OK e reinicie o computador;

 

Exceção 1: Caso realizado os procedimentos e não resolveu, certifique-se de que somente a versão atualizada do NET.Framework ficou ativada em seu Windows.

Para conferir abra o Painel de Controle > Programas e Recursos > Ativar ou desativar recursos do Windows > e deixe marcado somente a opção correspondente ao NET.Framework atualizado anteriormente (Versão deve ser 4.6 ou superior).

Após realizada a alteração, reinicie o computador.

 

Exceção 2: Caso realizado os procedimentos e não resolveu, existem casos em que feito o Upgrade do Windows 7 para o Windows 10 o protocolo 1.2 não é ativado. Nestes casos, é necessário realizar a formatação do computador e a instalação do Windows 10 diretamente. Após realizada a instalação do mesmo, realize os passos acima novamente.

 

ATENÇÃO! Verifique no painel de controle se possui a instalação do WARSAW, caso tenha, remova-o e efetue os testes

 

Emissão de NFe/MFDe

Caso for NFe ou CT-e, acesse o gerenciador de NFe ou o Emissor de CT-e, clique em Opções - Configurar, clique na opção Certificado - Configurações avançadas.

 

Desmarque a opção LibPadrão e efetue novos testes.

 

Caso for NFCe, acesse F10 - Configurações da NFCe, clique na opção Certificado - Configurações avançadas.

 

Desmarque a opção LibPadrão e efetue novos testes.

Caso for MDF-e, clique em Opções - Configurar, clique na opção Configurações avançadas e clique em Definir configurações:

Desmarque a opção LibPadrão e efetue novos testes.

 

 

Erro interno - Certificado A3

Após efetuar todos os processos do artigo, efetue o processo a baixo.

 

 

Atenção: Em caso de dúvidas ou dificuldades com os procedimentos relacionados ao processo, é recomendado entrar em contato diretamente com a sua certificadora de origem, que poderá prestar o suporte técnico adequado.

Primeiramente desconecte o certificado A3 do computador e após isso pressione Windows + R, digite inetcpl.cpl e pressione Enter.

 

Em propriedades da internet, clique na aba Avançado. Desmarque as opções Usar TLS 1.0 e Usar TLS 1.1 e selecione as opções Usar SSL 3.0 e Usar TLS 1.2.

 

Pressione Windows + R novamente e digite certmgr.msc e após isso a tecla Enter.

Caso não localizar o código anterior, utilize certim.msc.

Se for Windows 11, deverá localizar por certlm.msc.

 

Acesse Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis > Certificados. Selecione os certificados da Autoridade Certificadora Raiz Brasileira e clique no botão Excluir > Sim.

 

Após isso efetue o download dos arquivos necessários Clicando aqui.

Ao instalar o arquivo, extraia os arquivos da pasta baixada, clicando em Arquivos - Solução Certificado A3, clique com o botão direito do mouse, WinRAR > Extrair aqui para descompactar o arquivo.

 

Dentro da pasta extraida, clique com o botão direito no InstaladorCadeias_1.0.2.0 e selecione Executar como administrador.

 

Depois clique em Avançar marque a opção Aceito e após isso Instalar, aguarde a instalação e clique em Concluir. 

 

Após concluir abra o arquivo FixCrypto_TLS_2_Windows, será apresentado uma mensagem, na qual poderá seguir clicando em Sim.

 

Ao finalizar será apresentado a mensagem de confirmação, apenas clique em OK e prossiga acessando a pasta CA, nessa pasta constará dois certificados para a instalação.

 

Instale os dois certificados (AC Soluti SSL EV e Raiz ICP-Brasil v10), avançando pelas opções até concluir a instalação.

 

Após isso, selecione novamente o certificado digital no sistema e reinicie o computador, para que assim todas as alterações feitas tenham efeito.

Com isso teste novamente. 

 

Atenção: Em caso de dúvidas ou dificuldades com os procedimentos relacionados ao processo, é recomendado entrar em contato diretamente com a sua certificadora de origem, que poderá prestar o suporte técnico adequado.

 

Atenção: Persistindo a situação após realizar todos os procedimentos indicados, orientamos que entre em contato com um técnico em informática para validar configurações e permissões do Windows / Conexão. E também orientamos entrar em contato com a certificadora para a reinstalação e validação do certificado A1

 

 

 




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