Emitindo nota fiscal de Entrada de Complemento de ICMS e ICMS ST. (Ou de Valores)


Lançando uma Nota Eletrônica de Entrada de Complemento de Impostos (ICMS e Substituição Tributária)  (Ou de Valores)

Existe a possibilidade de emitir nota fiscal eletrônica de entrada de complemento de ICMS, IPI, ICMS ST e de valores, para realizar a emissão efetue os procedimentos abaixo:

 

Lançando nota de Complemento de ICMS

Como a nota é de complemento na entrada, clique sobre o ícone do carrinho de compras  

  • Abra uma nova nota, clicando no ícone novo 

Na nota que abrirá, informe o número, que deve ser 0, juntamente com a série utilizada nas notas de venda, seguido do modelo 55:

 

  • Ao pressionar a tecla enter após o lançamento das informações acima, o sistema irá questionar se deseja gerar a nota na sequência numérica da nota de venda, clique em Sim.

 

  • Após, será necessário informar a Natureza de Operação Principal (CFOP), de acordo com a orientação da contabilidade. Caso não possua o CFOP cadastrado, poderá clicar no botão  disponível ao lado do campo para cadastrar uma nova Natureza. Recomendamos utilizar um CFOP que não permita movimentar estoque. (Verifique com o contador).

 

  • Informe o Fornecedor da Nota e clique em Incluir para informar o Produto:

Caso o produto Complemento ainda não esteja cadastrado, clique no botão  disponível ao lado do campo de pesquisa para cadastrar um novo produto.

 

Preencha os seguintes campos do cadastro do produto no estoque: 

  • Descrição: Complemento de ICMS (O nome deve estar igual .
  • NCM: Deve ser verificado com a contabilidade um código válido para a operação de nota complementar.  
  • CST NFe: Geralmente utiliza-se o código 090. 
  • CSOSN NFe: Geralmente utiliza-se o código 900 (Empresas Optantes pelo Simples).
  • CEST: Caso seja um complemento de Substituição Tributária, deve ser verificado com a contabilidade um código válido para as operações com Substituição Tributária.
  • Preço em R$: 0,01.

A descrição do produto deve obrigatoriamente ser "Complemento de ICMS"; caso contrário, não será possível emitir a nota fiscal.

 

  • Após ter cadastrado o produto no estoque poderá incluir o mesmo na nota. Deverá informar a Quantidade 1 e Valor Unitário R$ 0,00.

Feito o lançamento, clique no botão 

 

  • Em Cálculo dos Impostos deverá informar os respectivos valores a serem complementados, conforme orientação da contabilidade: 

 

  • A nota ficará conforme exemplo abaixo:

 

Caso queira complementar o IPI, adicione no campo Valor do IPI;

Feito isso, poderá finalizar e transmitir a nota em questão.

 

Lançando Complemento de ICMS Substituição Tributária

Para criar a nota de complemento de ICMS ST, após lançar a nota conforme exemplo acima, no cadastro do complemento de ICMS no estoque, na aba adicionais/observações informe o MVA em 0,01.

 

  • Adicionando este valor, serão criados os campos de ICMS ST, deverá lançar os valores de ICMS ST diretamente no item Complemento de ICMS incluso na nota. A quantidade pode ser 1 e o valor zero.

Após lançar os valores, basta clicar no botão OK e finalizar a nota.

 

Complemento de Valores

Caso queira complementar valores, basta cadastrar e lançar na nota um item com nome complemento (ou complemento de valores), a finalidade da nota complementar permanecerá conforme explicação anterior. A diferença é que neste tipo de complemento, você deverá lançar o valor unitário do item com o valor faltante na nota anterior.

Exemplo de lançamento:

 

O faturamento desse tipo de nota de complemento de valores, deve ser Nenhum;




Este artigo foi útil?