Rejeição 382/386: CFOP não permitido para o CSOSN/CST informado
Sintomas
Causa
A mensagem é apresenta devido ao CST e CSOSN não serem compatíveis com o CFOP ECF selecionado no cadastro do produto. Com a implementação da Nota Técnica 2015/002, estes campos, além de exigirem apenas códigos aceitos para a emissão de NFC-e, ainda precisam que sejam vinculados ao CFOP utilizado.
Verifique abaixo a tabela de CST/CSOSN aceitos para a NFC-e e os códigos CFOP compatíveis com os mesmos.
Como Resolver
Para que a situação seja corrigida, primeiramente deverá ajustar o cadastro do produto com um CST, CSOSN e um CFOP que seja compatível conforme instruções da Nota Técnica 2015/002.
Na NFC-e, tendo em vista tratar-se de documento que acoberta operações realizadas no varejo, somente serão utilizados os seguintes códigos:
CST e CSOSN aceitos pela NFC-e:
CSOSN e CFOP compatíveis:
CST e CFOP compatíveis:
Para que a venda possa ser autorizada, no cadastro do produto no Estoque, preencha os campos CFOP ECF da guia Adicionais/Observações, e CST (CST CFe) e CSOSN (CSOSN CFe) do Cadastro, corretamente conforme as tabelas acima.
Solicite auxílio da contabilidade!
Feito o ajuste reabra a nota e finalize-a novamente ou inutilize a nota e emita uma nova.
Em caso de dúvidas no preenchimento destas informações, orientamos verificar diretamente com sua contabilidade.
Para mais informações, poderá consultar o link disponível na Nota Técnica ou diretamente com a Sefaz do seu Estado.
Caso for utilizar as mesmas informações para todos os itens do estoque, basta replicar as alterações conforme procedimentos descritos aqui
Palavras chaves: cfop informado, csosn compativel, cst compativel, CFOP não permitido para o CSOSN informado, CFOP inválido