Configuração e Geração de Boletos com Registro


 

Configurando Boletos com registro 

O Clipp Store está preparado para a geração de boletos com registro, dessa forma facilitando a utilização deste meio de cobrança.

Informações técnicas

O que é um boleto COM registro?

  • O boleto é emitido em uma carteira específica e o banco tem conhecimento de todos os boletos que foram gerados.
  • O cliente precisa gerar um arquivo de remessa para encaminhar ao banco. 
  • Banco gera um arquivo com informações sobre os boletos que foram recebidos do cliente e o mesmo é 'importado' no sistema para receber as contas.
  • O banco pode automaticamente enviar para protesto, caso o cedente autorize.

Abaixo é possível visualizar a listagem de Bancos e Carteiras que disponibilizam a emissão de boletos com registro.

Configurando o Boleto

Antes de realizar a configuração do Boleto é necessário que o Banco já esteja cadastrado no módulo de Bancos do Clipp Store. 

Acesse o módulo de Bancos e escolha o banco desejado, clique no Menu Arquivo / Configuração de Boleto de Cobrança, selecione a carteira disponível (poderá variar conforme o banco):

Na tela que será apresentada preencha todas as informações de configuração conforme repassado pelo Banco. 

Obs: Os campos referentes as Faixas ou a Multa, Juros e Dias para protesto estarão disponíveis apenas para alguns Bancos.

Após o preenchimento dos dados poderá clicar em OK para confirmar a configuração. 

Gerando um Boleto de Cobrança

Com o registro da conta já disponível no Contas à Receber, basta clicar no Menu Arquivo / Boleto de Cobrança e selecionar a Carteira do Banco:

Importante: Para a correta geração dos arquivos de remessa o número do documento da conta a receber deve ser preenchido indicando o número da parcela. Por exemplo, 12345-01 para a primeira e única parcela, 12345-02 para a segunda parcela, 12345-03 para a terceira parcela e assim sucessivamente.

Na sequencia será apresentada a tela de geração do Boleto, clique em Emitir:

Para finalizar basta selecionar a forma de visualização, diretório onde os arquivos PDF serão salvos e também é disponível a opção para imprimir comprovante de entrega do boleto, após ajustar as opções desejadas pela Empresa, basta clicar em OK:

Observação: Todas as Contas que das quais já foram gerados Boletos será apresentado o Nosso Número.

 

Geração do Arquivo de Cobrança para Transmissão

Após efetuar a emissão dos boletos, poderá efetuar a geração dos arquivos de cobrança para transmitir ao Banco. 

Para gerar o arquivo de cobrança dos Boletos com registro clique no Menu Arquivo / Gerar arquivo cobrança para transmissão:

Será apresentada uma tela solicitando a confirmação da geração do Arquivo, clique em Sim.
Para finalizar é apresentada uma mensagem confirmando que o Arquivo foi gerado com sucesso.
 

Para localizar o arquivo de transmissão gerado acesse a pasta de instalação (Padrão: C:\Arquivos de Programa\CompuFour\Clipp\Exe) e busque pela pasta que irá possuir o nome ou iniciais do Banco. Exemplo: “BB” para o Banco do Brasil.

Obs: Sugerimos que efetue a geração desse arquivo de remessa sempre ao final do dia, pois cada conta é lançada no arquivo apenas uma vez, portanto, para que as informações fiquem unificadas, o ideal é que seja gerado um arquivo por dia. 

Os arquivos devem ser enviados para o Banco e a forma de envio pode variar de acordo com o Banco, qualquer dúvida consulte sua Agência.

 

O que fazer caso gerou um boleto que não deveria ser gerado?

Caso algum boleto foi gerado por acidente e não deve ser considerado na remessa/arquivo de cobrança para transmissão, na versão 2019 do sistema é possível não enviar o(s) boleto(s) desejados. Basta localizar a conta para qual o boleto foi gerado, clicar com o botão direito na mesma e selecionar a opção Marcar/Desmarcar para Receber TODAS/Gerar boleto.
 


 

Após marcar, a conta selecionada ficará na cor amarela, caso tenha mais contas para cancelar o boleto na remessa/arquivo de cobrança para transmissão, basta efetuar o mesmo processo.
 

 

Após marcar a(s) conta(s) que necessita, clique no menu Editar e após em Não enviar boleto...

Clique no botão Sim na mensagem que apresentará.

Feitos estes procedimentos, o(s) boleto(s) não irão ser considerados ao gerar a remessa/arquivo de cobrança para transmissão.

É possível também reenviar o(s) boletos para que constem na remessa/arquivo de cobrança para transmissão, basta marcar o(s) boleto(s) que deseja, clicar no menu Editar - Reenviar boleto.

IMPORTANTE: O procedimento para não enviar boleto/reenviar boleto é uma novidade disponível apenas para versão 2019 do Clipp Store.

Recebimento de contas através do arquivo de retorno do Banco. |

Quando o banco fornecer o arquivo de retorno será possível importá-lo para o módulo de Contas a Receber, assim o sistema identificará os boletos já recebidos, exibindo as contas na tela para confirmação de recebimento no sistema.

Para a importação, acesse o módulo de Contas a Receber, clique no menu Editar - Receber Contas.

Nesta tela, clique no botão Importar.

Selecione então o arquivo de retorno (.ret) e clique em Abrir. 

Neste momento serão listadas na tela as contas a receber correspondentes aos boletos recebidos e então poderá confirmar no OK e depois em Processar.

Para maiores detalhes de como receber uma conta clique aqui

Palavras-chave: banco do brasil, Caixa econômica federal, itaú, santander, bradesco sicoob, sicredi, banrisul

Video





Este artigo foi útil?