Cliente - Zucchetti

"Falha na conexão com o servidor Firebird" ao tentar abrir o Clipp Store


Vídeo disponível no final do artigo

Ao abrir o sistema Clipp Store no servidor ou terminal, a seguinte mensagem é exibida:

 

ATENÇÃO! Caso utilize o Avast, siga os procedimentos:

Para desativar o Firewall:

  • Abra o aplicativo Avast Antivirus.
  • Clique em Proteção no painel esquerdo.
  • Selecione a caixa Firewall.
  • Deslize o botão para desativar o Firewall.
  • O controle deslizante fica vermelho (DESL.) e o Firewall é desativado pela duração selecionada. (recomendamos desativar por tempo indeterminado).

Como resolver

ATENÇÃO: Antes de realizar qualquer procedimento, baixe o Permissoes.exe clicando aqui.

  • Assim que realizado o download, copie o arquivo e cole o mesmo na pasta Exe da instalação do seu Clipp Store (no computador servidor).
  • Para isso, clique com o botão direito sobre o atalho do ClippStore, vá até Propriedades e clique em Abrir Local do Arquivo ou Localizar Destino.
  • Cole o arquivo na pasta que for aberta e posteriormente dê um duplo clique sobre o mesmo.

Procedimento 1 |

A mensagem pode ser retornada pois o caminho do banco de dados informado no arquivo de configuração Clipp.ini esta incorreto, para o ajuste, execute os procedimentos em seu Servidor:

  1. Em sua área de trabalho, sobre o ícone do Clipp Store, clique com o botão direito do mouse e vá em Propriedades - Abrir Local do Arquivo. Para Windows XP acesse Localizar Destino. Na janela que foi aberta localize o clipp.ini ou somente clipp;

     
  2. Assim que localizar e selecionar o arquivo,  exclua o mesmo, em seguida, localize o arquivo ip.exe ou somente ip, clique com o botão direito do mouse e vá até Executar como administrador;


    Caso utilize Windows XP, apenas clique duas vezes sobre o arquivo. 

Esse procedimento irá criar um novo clipp.ini com o caminho correto para seu banco de dados.

Após executar o arquivo, teste abrir seu Clipp Store.

 

Procedimento 2 |

Verifique se o Firebird encontra-se em execução em seu computador, para verificar o Firebird siga o procedimento:

  1. Acesse o Menu Iniciar – Painel de Controle - Firebird Server Manager, será exibida a tela conforme imagem abaixo;


     
  2. Verifique se seu Firebird está configurado conforme imagem acima¹, caso não esteja configure da mesma forma. O botão Stop indica que o Firebird está em execução, caso possuir o botão Start clique sobre o mesmo para iniciar o serviço².

OBS¹: Caso o serviço já esteja iniciado, realize o próximo procedimento. 

OBS²: Caso apresente algum erro ao iniciar o serviço Firebird ou o mesmo não permitir ser parado/iniciado realize o próximo procedimento. 

Feito isso, teste abrir seu Clipp Store.

 

Procedimento 3 |

Persistindo a situação após efetuar todos os procedimentos acima, deverá conferir se o serviço do Firebird está iniciado. Para isso pressione as teclas Winkey + R de seu teclado.  . Na janela Executar digite services.msc e pressione OK.

Na lista de Serviços do Windows procure pelos serviços do Firebird

Ambos os serviços (Firebird Guardian e Firebird Server) devem estar com o Status Em Execução. Se algum deles não estiver, clique duas vezes sobre o item e em seguida no botão Iniciar.

Após iniciar os Serviços clique em OK e teste abrir o sistema novamente.

 

Procedimento 4 |

Caso a situação persistir, deve fechar todo o sistema e efetuar os procedimentos abaixo:

Antes de efetuar o procedimento realize um Backup de seus dados (para o procedimento de Backup clique aqui). Em seguida realize os próximos passos:  

  1. Acesse o menu Iniciar / Painel de Controle / Programas e Recursos;
  2. Na lista que for apresentada, localize o Firebird 2.5.2 e desinstale o mesmo;



    IMPORTANTE: O Clipp Store é compatível com a versão 2.5.2 do Firebird, caso existir alguma versão anterior, o funcionamento do mesmo pode ser comprometido e apresentar instabilidades. Recomendamos que seja mantida apenas a versão 2.5.2 do Firebird instalada no seu computador.

    Após desinstalar, abra o Computador\Disco Local C\Arquivos de programas (ou arquivos de programas X86) e APAGUE a pasta FireBird;
  3. Acesse a pasta de instalação do seu Clipp Store;
    Por padrão a mesma encontra-se em:

    Windows XP:
    C:\Arquivos de programas\CompuFour\Clipp

    Windows Vista, 7, 8 ou 10:
    C:\Program Files\CompuFour\Clipp (32 bits)
    C:\Program Files (x86)\CompuFour\Clipp (64 bits)

     
  4. Localize o arquivo Firebird-2.5.2.26539_0_Win32.exe ou somente Firebird-2.5.2.26539_0_Win32, clique com o botão direito sobre o mesmo e vá até Executar como Administrador;


     
  5. Realize a instalação mantendo todas as opções padrão selecionadas, portanto, clique em Seguinte em todas as telas;
     
  6. Ao concluir a instalação clique com o botão direito do mouse no Clipp e vá na opção Abrir local do arquivo;

     
  7. Localize o Classe.bat ou apenas Classe, clique com o botão direito no mesmo e em seguida Executar como Administrador;

     
  8. Ao finalizar a execução do Classe, realize o teste abrindo o seu Clipp Store.

 

Caso tenha dúvidas na execução dos procedimentos solicite auxílio de um técnico em informática de sua confiança;

 

Procedimento 5 |

Caso persistir o retorno após realizar os procedimentos anteriores, devem ser verificadas as proteções/permissões de todos os computadores da rede.

Realize todos os procedimentos citados abaixo:

Após todas as permissões estarem devidamente liberadas, teste abrir seu Clipp Store.

 

Procedimento 6

Persistindo a situação após efetuar todos os procedimentos acima, deverá conferir se o nome do computador está no padrão sugerido. Acesse o artigo abaixo conforme versão do Sistema Operacional utilizado: 

Após alterar o nome do computador e ajustar o clipp.ini conforme instruções acima, teste a abrir o sistema. 

Caso tenha dúvidas na execução dos procedimentos solicite auxilio de um técnico em informática de sua confiança.

 

Caso a mensagem apresentada na abertura do Clipp Store for diferente, verifique os artigos abaixo:

 

→ Your user name and password are not defined. Ask your database administrator to set up a Firebird login.

→ Unable to complete network request to host "Servidor". Failed to establish a connection.

→ Unable to complete network request to host "Usuario-PC Failed to locate host machine.

→ I/O error during "ReadFile" operation for file "C:\...\Base\CLIPP.FDB Error while trying to read from file. Final do arquivo alcançado.

→ Unsupported on-disk structure for file C:\Program files\CompuFour\Clipp\Base\CLIPP.FDB; found 11.2, support 11.0.

→ Bad parameters on attach or create database CHARACTER SET WIN1252 is not defined.

→ Unsupported on-disk structure for file C:\Arquivos de programas\CompuFour\Clipp\Base\CLIPP.FDB; found 32779.10, support ..

Palavras-Chave: Firebird, "Não foi possível conectar ao banco de dados: ... Mensagem original: SQL Server Error: , Não foi possível conectar ao banco de dados: ... Mensagem original:, Unable to complete network request to host, clipp.ini 238

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